CORPORAÇÕES, CONEXÕES E COMUNICAÇÃO


Palestra: CORPORAÇÕES, CONEXÕES E COMUNICAÇÃO: como se apropriar das tendências dialógicas para o sucesso nas relações de trabalho.

Data: 25/03/2017

Horário: 10h – Horário de Brasília

Local: Polo Pituba

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 356 – Pituba, Salvador-BA CEP: 40.830-140

Telefone: (71) 3240-2255

Palestrante: Cleide Cavalcante

OBS: Os participantes receberão um certificado ao final da palestra.


Resumo: A palestra destaca as mudanças dos padrões comportamentais e de linguagem a partir da evolução tecnológica, e em como os gestores podem se apropriar desses avanços para estabelecer diálogos mais assertivos com os diferentes públicos internos.

Com base especialmente na experimentação de recursos tecnológicos informacionais, mais usuais na atualidade nos ambientes corporativos, entendemos que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pela comunicação interna das empresas é um caminho sem volta. No entanto, há alguns pontos que merecem ser considerados.

O primeiro é com relação à questão acentuada do individualismo, reflexo da intensa vivência das pessoas no ciberespaço, e a proximidade e a interação cada vez maiores do homem com os meios tecnológicos, o que exige uma atenção redobrada ao contato interpessoal.

Com a prática de uma linguagem cada vez mais sucinta e codificada, percebe-se a superficialidade nos processos comunicacionais nas empresas, tamanha a frenética exigida ao diálogo moderno – seja em rede ou fora dela. Por fim, ao acompanhar a dinamicidade do avanço tecnológico e se empoderar adequadamente de tendências ditadas em decorrência disso, a comunicação interna tem como bônus, além do alinhamento interno de pessoas e processos, a retenção de jovens talentos.


Minicurrículo: Cleide Cavalcante Graduada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, Master em Jornalismo pela Universidade de Navarra (Espanha), com pós-graduação em Comunicação Interna pela FAAP.

Trabalhou mais de 10 anos na Agência Estado (Grupo Estado), como editora de Reportagens Especiais. Há dez anos, atua diretamente em mídia digital e comunicação corporativa – on e off line, desenvolvendo conceitos estruturais, estratégicos e de conteúdo. Experiência na produção e na gestão de mais de 100 canais digitais corporativos, de empresas de todos os portes, nacionais e multinacionais.

Forte experiência em formação e gerenciamento de equipes em empresas como Agência Estado, Elemidia Publicidade, Evolve (atual Wide) e SeePix. Vivência em processos de criação nas áreas de comunicação, transformação e implementação. Ampla atuação em novos projetos e definição de processos a partir da identificação das necessidades de diferentes públicos. Visão madura e estratégica da comunicação, com foco no resultado das corporações. Como gerente de conteúdo na SeePix, atende clientes reconhecidos com os prêmios Melhores para Trabalhar do Guia Exame e Você S/A – como BASF, Ericsson, Fibria, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Grupo Santillana, LANXESS, Bristol, Banco Toyota, Votorantim, Pepsico, Vivo, International Paper, HEINEKEN e Biosev.