Descrição:
No Brasil inteiro falta sangue nos hemocentros, e no hemocentro da Bahia (Hemoba) a situação não é diferente.
A Diginet – Polo UNIP Salvador lança uma campanha de doação de sangue com o intuito de conscientizar os alunos e futuros alunos sobre a importância de doar, visando aumentar os estoques nos meses de maio, junho e julho onde há uma maior necessidade de doações.
A campanha em prol do Hemoba será lançada no dia 20/05/2017 quando se iniciará o processo seletivo de captação de alunos.
Para participar da campanha o interessado deverá comparecer a um dos postos do Hemoba, onde deverá fazer seu cadastro informando ser um ALUNO SANGUE BOM da UNIP e seguir para triagem para verificação de aptidão para doação. Caso esteja apto, o mesmo seguirá para doação e receberá o comprovante de doador. Caso não esteja apto no momento, o mesmo receberá o comprovante de comparecimento.
Em seguida o interessado deverá fazer sua inscrição no site www.unipsalvador.com.br e comparecer ao POLO PITUBA apresentando o seu comprovante de doação ou de comparecimento fornecido pelo HEMOBA para efetuar sua matrícula, o que lhe garantirá além de 50% de desconto no valor da 1ª mensalidade, um desconto de até 10% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final do curso se tornando sim um ALUNO SANGUE BOM da UNIP.
Durante todo o período da campanha será disponibilizado no site www.unipsalvador.com.br uma bolsa de sangue virtual mostrando todo o andamento da campanha e os resultados das doações dia a dia. Inicialmente será colocada uma bolsa de sangue vazia e à medida que as metas de doações forem sendo alcançadas pelo nosso ALUNO SANGUE BOM essa bolsa ira se enchendo virtualmente até atingirmos 100% das metas estipuladas durante a vigência da campanha.
Compareça em um dos postos da Hemoba e depois clique aqui e seja Um Aluno Sangue Bom Unip!
Informações para o doador
Na triagem de doadores, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) obedece às normas legais vigentes como a Portaria do Ministério da Saúde n.º 158 de 2016. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao receptor.
Abaixo estão listados alguns requisitos básicos e os principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue. No entanto, esta lista não esgota os motivos de impedimentos para doação, de forma que outras informações prestadas por você durante a triagem clínica serão consideradas para definir se está apto para doar sangue nesse momento.
Condições Básicas
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 50 kg;
- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que:
– Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal (veja o formulário de autorização)
– Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos
Quanto ao número de doações
- Homens: podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.
- Mulheres: podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Recomendações para o dia da doação
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não fumar por pelo menos 2 horas.
Cuidados após a doação
- Beber bastante líquido nas primeiras 24 horas e alimentar-se normalmente.
- Não fumar nas primeiras 2 horas.
- Não realizar esforço físico, esportes radicais ou atividade de risco.
- Manter o curativo no local da punção por 4 horas;
- Não fazer esforço com o braço em que realizou a doação.